Você costuma se sentir cansado, ansioso, tem dificuldade de cumprir prazos ou sofre com a procrastinação? Se esse for o seu caso, o método Pomodoro pode ser a solução que você tanto procura!

Essa técnica de produtividade é uma maneira simples e divertida de aprender a gerenciar o seu tempo da melhor forma, te ajudando a manter o foco e atingir objetivos com mais eficiência. Além disso, ela pode tornar o processo de trabalho ou estudo mais leve e motivador, reduzindo o estresse e aumentando a sensação de progresso.

Aqui, você vai descobrir o que é o método Pomodoro, para quem ele pode ser útil, seus principais benefícios, e como aplicá-lo na prática. Com pequenas mudanças, é possível transformar completamente sua relação com o tempo e a produtividade.

Então comece agora, e veja como transformar seus hábitos com uma técnica simples, tornando-se mais produtivo e menos estressado.

O que é o Método Pomodoro?

O método pomodoro é uma técnica de gestão de tempo que consiste na divisão do trabalho ou estudo em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. Ela tem como objetivo otimizar o uso do tempo, melhorando a concentração e a produtividade.

A técnica foi desenvolvida por Francesco Cirillo no final da década de 1980, e tem esse nome por conta da palavra italiana “pomodoro”, que significa tomate em português, fazendo referência ao cronômetro de cozinha em forma de tomate, muito popular no país. Este cronômetro era usado pelo criador do método pomodoro, e foi a chave que o ajudou a decifrar a melhor forma de usar o tempo a seu favor.

O Italiano estruturou o método baseando-se em sua própria experiência com os estudos e sua batalha contra a falta de foco. Ele explica que desafiou a si mesmo a manter apenas 2 minutos de concentração e, ao cumprir o tempo proposto, foi aumentando progressivamente a contagem regressiva do cronômetro. Com algum tempo de repetição dessa prática, Francesco percebeu que o tempo para manter o foco era de 25 minutos, separado por  intervalos de 2 a 5 minutos.

A partir disso, ele deixou de ter a sensação de estar sempre correndo contra o tempo, e passou a tê-lo como um aliado. Assim como Francesco, muitos de nós vemos o tempo como um inimigo, constantemente ansiosos por conta de prazos, falta de foco e procrastinação. Por isso, o método Pomodoro pode ser uma excelente técnica para mudarmos a nossa relação com o tempo, aprendendo a utilizá-lo a nosso favor e, assim, ser mais produtivos e menos ansiosos.

Por que usar o Método Pomodoro?

Você tem dificuldade de manter o foco quando estuda ou trabalha? Muda constantemente de atividade sem nunca terminar o que se propôs a fazer em primeiro lugar? Procrastina demais e acaba sofrendo de ansiedade por conta de prazos ou provas? Não sabe por onde começar a maioria das suas tarefas e muitas vezes tem dificuldade de se organizar para cumpri-las?

Se a sua resposta a alguma das perguntas acima foi “sim”, não se preocupe, você não está sozinho. Essa é a realidade da grande maioria das pessoas. No mundo em que vivemos, a constante avalanche de informações e a velocidade em que consumimos conteúdos na internet faz com que manter o foco seja uma tarefa bem mais complicada do que parece.

Estamos nos tornando cada vez mais imediatistas, e sofrendo por pressões de comparação e alta exigência. Para fugir desses sentimentos de frustração e exaustão, a infinidade de distrações que temos a apenas um clique nas redes sociais são o escape mais fácil, para o qual apelamos automaticamente e sequer nos damos conta. Assim, esse padrão torna-se um ciclo vicioso, e fica cada vez mais difícil saber controlar o nosso tempo para deixar de procrastinar e ser mais produtivos.

Por isso, o método Pomodoro é uma excelente técnica de gestão de tempo, e pode ser o melhor amigo daqueles que têm dificuldades de concentração. Ele vai te ensinar a controlar melhor o seu tempo, trazendo mais produtividade e te ajudando a atingir seus objetivos de forma mais rápida e eficiente.

Benefícios da técnica

O método Pomodoro, ao permitir que você faça um uso cada vez melhor e mais consciente do seu próprio tempo, também pode ter influência positiva em diversos aspectos da sua vida. A seguir, exploramos em detalhes os diversos benefícios do método Pomodoro, e como ele pode transformar a sua rotina e torná-la mais eficiente.

Aumento do foco e concentração

O método Pomodoro utiliza uma estrutura de intervalos mais longos de trabalho, intercalados com pequenas pausas. Esses intervalos fixos e estruturados mantém a mente ativa e focada por mais tempo, aumentando a sua agilidade e reduzindo as chances de procrastinação. Além disso, os pequenos intervalos permitem um melhor processamento das informações, que acabam sendo memorizadas de forma mais eficiente

Melhoria da gestão de tempo

A técnica italiana, além de separar o trabalho ou estudo em intervalos de tempo, também incentiva a sua separação por tarefas ou temas. Com isso, você adquire maior consciência sobre a duração das suas obrigações e como melhor organizá-las na sua rotina, aumentando suas capacidades de planejamento e execução de tarefas

Redução de estresse e ansiedade

Os intervalos constantes presentes no método Pomodoro ajudam a prevenir a exaustão mental, evitando altos níveis de estresse causados por excesso de trabalho. Além disso, eles aumentam a produtividade dos momentos de trabalho, garantindo que você atinja seus objetivos de forma mais rápida e com menos ansiedade. Aprender a gerenciar melhor o seu tempo também pode ter benefícios para a sua saúde mental, já que oferece uma maior sensação de controle sobre a sua vida e suas obrigações.

Aumento da motivação e determinação

Assim como a procrastinação pode te colocar em uma espiral negativa de foco e motivação, o contrário também é real com o método Pomodoro. Com o uso constante da técnica, você verá sua concentração e produtividade aumentarem cada vez mais, aprendendo a controlar seu tempo e tornando-o um aliado. Isso, consequentemente, aumentará sua determinação para trabalhar, tornando as tarefas menos desgastantes e mais gratificantes. Com o tempo, você desenvolverá uma rotina mais equilibrada, sentindo-se mais motivado e confiante.

Adaptabilidade a diversas tarefas

O método Pomodoro, apesar de ser utilizado majoritariamente para estudar e trabalhar, é extremamente adaptável às mais diversas tarefas e circunstâncias. Por mais que o tempo original da técnica sejam intervalos de trabalho de 25 minutos separados por pausas de 5 minutos, ele se baseia na alternância entre períodos de foco e breve períodos de descanso. Portanto, se você tem uma capacidade de foco um pouco mais desenvolvida, ou se tem tarefas mais trabalhosas a cumprir, esses tempos podem ser maleáveis, adaptando-se melhor aos seus objetivos e dificuldades. Assim, ela torna-se uma técnica extremamente adaptável e versátil, que pode ser aplicada a quase todas as áreas e tarefas.

Colocando em prática

Imagem: Cyro Cunha. https://www.dio.me/articles/metodo-pomodoro 

Agora que você já entendeu o que é o método Pomodoro, o porque ele pode ser útil para você, e seus principais benefícios, é hora de colocá-lo em prática. A seguir, explicamos passo a passo como aplicar a técnica:

  1. Determine as tarefas que deseja realizar;
  2. Determine o tempo total que você possui disponível ou que pretende dedicar a essas tarefas;
  3. Defina um cronômetro de 25 minutos, chamado de “pomodoro”;
  4. Foque nas tarefas que você estabeleceu no início até o fim da contagem;
  5. Ao terminar o cronômetro faça uma pausa curta, de 3 a 5 minutos;
  6. Repita o processo 4 vezes;
  7. Depois de 4 pomodoros, faça uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos;
  8. E repita o processo novamente até terminar todas as tarefas, ou o tempo de foco estabelecido no início.

Se você não tiver um cronômetro disponível, ou se quiser deixar o celular afastado para garantir maior concentração, existem sites que podem te ajudar nessa tarefa. O tecnicapomodoro, por exemplo, te avisa automaticamente ao final de cada pomodoro e de cada intervalo (curto ou longo). Nele, você pode escolher a duração de cada intervalo que melhor atenda aos seus objetivos, além de colocar uma música ou som que ajude na concentração, se esse for o seu caso.

Agora ficou fácil colocar o método Pomodoro em prática! Experimente aplicá-lo na sua rotina e observe sua produtividade e foco melhorarem a cada dia. Comece com pequenas adaptações e ajuste a técnica conforme suas necessidades. Quanto antes você iniciar, mais rápido sentirá os resultados, então aproveite e dê o primeiro passo rumo a uma rotina mais eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *